Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Grupo vulnerável X Minoria

Minorias são grupos de pessoas participantes do estado democrático de direito que constituem minoria numérica e em posição desprivilegiada no Estado. Possuem características religiosas, étnicas ou linguísticas diferentes daquelas que a maioria da população adota.
Demonstram um senso de solidariedade um para com o outro, alavancado, senão apenas implicitamente, por desejo coletivo de sobreviver e cujo objetivo é conquistar igualdade com a maioria, nos fatos e na lei.
Existem critérios subjetivos e objetivos que definem a identificação das minorias.
Exemplo de minorias: índios, remanescentes de quilombos, negros, ciganos, etc.
Já os grupos vulneráveis, devido a suas características, se constituem de pessoas que podem fazer parte de uma minoria, mas dentro dessa minoria têm uma característica que as difere das demais e as torna parte de outro grupo.
Portanto, "as minorias estão limitadas aos aspectos étnicos, linguísticos e religiosos e os grupos vulneráveis estão relacionados com as características especiais que as pessoas adquirem em razão da idade, gênero, orientação sexual, deficiência e condição social."

PS: O interessante é a desatualização da presnete matéria, no sentido em que no Brasil mais da metade da população é negra, de acordo com o Censo por auto definição de 2010 (IBGE). 50,74 % da população é negra (pretos e pardos). No caso de Pernambuco, 62% da população é negra.Onde somos minoria??? Somos,  na realidade, a grande maioria!!
Viva o povo e a cultura negra!

3 comentários:

  1. poderia dizer que Minoria seria aqueles grupos que possuem culturas diferentes da maioria ? uma cultura que não é praticada pela maioria ? a cultura os torna Minoria.

    ResponderExcluir