Total de visualizações de página

sábado, 11 de maio de 2013

Policiais Militares participam de Curso de Iniciação ao Sistema Braille



Um grupo de policiais militares e um convidado da Guarda Municipal de Recife participaram essa semana, nos dias 08, 09 e 10 de maio de 2013, do Curso de Iniciação ao Sistema Braille. O curso só aconteceu por conta da parceria entre a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE) e a Biblioteca Pública da Cidade do Recife, a qual realiza diversas atividades voltadas às pessoas com deficiência.

Entre as palestras proferidas podemos ressaltar a do Sr. Geraldo, Coordenador do CAP, que falou sobre a contribuição do Sistema Braille como instrumento de construção cultural da Sociedade Humana, a demonstração de como acontecem as oficinas de contação de história com a Professora e Escritora Lúcia Carvalho, com a intérprete de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) Rafaela nós aprendemos um pouco sobre a audiodescrição, importantíssima para que os cegos possam entender o que os não cegos conseguem ver através da imagem fotográfica e de vídeo. Tivemos ainda uma demonstração sobre a utilização do sorobã, que é um sistema japonês para realizar cálculos sem necessitar escrever, assistimos a uma palestra bastante esclarecedora com o Sr. Milton Carvalho, agente administrativo da Universidade Católica, que nos apresentou o cão guia (ver postagem seguinte) e ainda aprendemos como escrever e ler o Sistema Braille, com a Professora Betânia.
Participou ainda do curso o policial militar reformado Waldemar Coelho Neto, que é presidente da Associação dos agentes de segurança pública com deficiência.

Confira algumas fotos do curso:
Rafaela / Audiodescrição



Betânia / Sistema Braille

Milton / Cão guia

Geraldo / Contribuição histórica do Sistema Braille
 Acessibilidade é de suma importância para a garantia de direitos. Sem acessibilidade não há isonomia, não há igualdade. Policiais Militares devem entender questões próprias das pessoas com deficiência para poder lidar com elas e ajudá-las quando for preciso.
Foi um excelente curso e que venham outros mais!
Parabéns a todos os professores (as), palestrantes, alunos (as) e organizadores (as).

2 comentários:

  1. Momento mágico e de muito valor para ampliar os conhecimentos dos participantes.
    Parabéns a todos e em especial a Cap Lúcia que além de participar divulga!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Lua!
    Parabéns a todos/as nós
    Forte abraço!

    Lúcia Helena - Cap PM

    ResponderExcluir